Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

‘Missão X’ ensina crianças a treinar como astronauta na Nave do Conhecimento de Triagem

21/02/2017 12:09:00  » Autor: Fotos: Ricardo Cassiano


Ser astronauta e conquistar o espaço a bordo de uma nave espacial é um sonho que permeia infâncias no mundo inteiro. E a partir desta semana este sonho será ainda mais alimentado na imaginação das crianças cariocas que participarão do projeto "Missão X: Treinar como um astronauta". O programa mundial da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) aporta na Nave do Conhecimento Santiago Andrade, em Triagem, em parceria com a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação.

 

O ‘desafio educacional', como é chamado pela agência, é oferecido gratuitamente pela prefeitura, que visa incentivar nas crianças o gosto por Astronomia, Ciência, Tecnologia, Matemática, Física, Biologia, Educação Física e Nutrição. O cronograma prevê 12 encontros nos próximos dois meses, sempre as segundas e sextas-feiras. Para participar, é preciso se inscrever no site <navedoconhecimento.rio>, na área ‘Cursos e pílulas'.

 

Theo Santos, 9 anos, e Vitória Sabino, 10 anos, estudantes da rede pública municipal, moradores do Bairro Carioca, estão entre os empolgados participantes do projeto.

 

- Eu não quero ser jogador de futebol, quero ser astronauta - disse Theo logo após o fim da aula inaugural do ‘Missão X', enquanto seus colegas batem bola no pátio da escola, no intervalo da aula.

 

Mais tímida, Vitória disse que não perderá nenhuma aula, e que sua maior curiosidade é saber como os astronautas fazem para que os foguetes subam até o espaço:

 

- É incrível como as naves ficam lá em cima, onde não da nem para a gente ver, e os astronautas ficam dentro da nave flutuando.

 

Para a secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho, sua missão enquanto gestora pública é contribuir para que as pessoas tenham oportunidade para se desenvolver e realizar seus sonhos:

 

- As Naves do Conhecimento são importantes espaços para o desenvolvimento das nossas crianças. Trazer para esta infraestrutura um projeto tão valoroso é de suma importância para incrementar o aprendizado delas, abordando temas que levarão ainda mais conhecimento, para que elas possam ter uma ainda melhor formação educacional.

 

As crianças aprenderão entre outras coisas sobre o trabalho dos astronautas, viagens espaciais, rotinas de Pesquisa Científica, sobre o Sistema Solar, e realizarão atividades interativas. Segundo a secretária, o objetivo do projeto é despertar interesses e vocações:

 

- Este projeto tem potencial para oferecer aos nossos jovens conhecimento para que se interessem pelos temas, e quem sabe começamos aqui a formar futuros cientistas, físicos, biólogos, astrônomos, ou mesmo engenheiros, médicos, educadores. Estimular que os sonhos dos jovens se tornem realidade é o primeiro passo para que eles tenham um futuro brilhante.

 

O projeto da NASA já foi levado a 38 países, e na Nave do Conhecimento é coordenado pelo Físico Marcelo de Oliveira, professor do Laboratório de Física da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e entusiasta do Clube de Astronomia Louis Cruls.

 

- É uma oportunidade única para os estudantes. Este projeto só está sendo possível desenvolver porque a Nave do Conhecimento oferece capacidade tecnológica para desempenhá-lo. Há possibilidade de os jovens desenvolverem neste espaço, que oferece amplas possibilidades, projetos inovadores para serem agregados a este programa mundial da NASA. É um espaço maravilhoso, onde os estudantes têm todas as ferramentas que poderíamos sonhar: acesso a computadores modernos, robótica, condição de produzir materiais inovadores - elogiou o professor.

 

Um planetário inflável cedido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) é mais uma atração a ser visitada durante a programação de abertura, na segunda e na terça-feira.

 

- Quem sabe o próximo astronauta brasileiro está entre um destes jovens que hoje está aprendendo como o homem fez para chegar à lua! - animou-se o professor Marcelo.

  

A Nave do Conhecimento Santiago Andrade fica na Rua Bérgamo, 320, em Triagem.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços