Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Guarda Municipal realiza ação contra exploração sexual no carnaval

23/02/2017 09:58:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) realizarão ação para conscientizar foliões sobre a exploração sexual infantil, tráfico de pessoas e o uso de drogas durante o Carnaval 2017. De 24 a 28/02, a equipe lúdica do Grupamento de Ronda Escolar e profissionais do CMDCA vão atuar em pontos de folia, como o Boulevard Olímpico e o Sambódromo, além de blocos infantis para alertar a população sobre o problema e orientar sobre as formas de denúncia.

 

Para chamar atenção dos pais e das crianças, haverá distribuição de ventarolas informativas e bola-mania, atividade lúdica com confecção de bonecos e objetos com balões de gás. Os guardas também distribuirão pulseiras de identificação para evitar casos de crianças perdidas. A iniciativa é semelhante a que foi realizada durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, quando a equipe lúdica da Ronda Escolar atuou no entorno das arenas e estádios. Os casos de flagrantes de violações de direitos e crimes contra crianças e adolescentes serão encaminhados para as autoridades policiais.

 

- A Ronda Escolar está inserida no dia a dia das crianças e adolescentes do nosso município, colaborando com diversos órgãos municipais para garantia de direitos. No carnaval, que é uma época de recesso e maior vulnerabilidade, vamos intensificar a conscientização nas ruas, em parceria com o conselho, que tem sido um grande aliado na proteção das nossas crianças e adolescentes - destaca o comandante da Ronda Escolar, inspetor Marcos Aurélio Bazém.

 

A ação está em sintonia com a Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval, da Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Fundação para Infância e Adolescência e Conselho Tutelar.

 

Programação:

 

Parque Madureira

Sexta-feira, dia 24, das 14h às 18h

 

Praça Mauá/ Boulervard Olímpico

Sábado, dia 25, das 14h às 18h

 

Desfile da Banda do Lidinho (Praça do Lido, Copacabana)

Domingo, dia 26, das 14h

 

Desfile do Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho (Largo do
Machado, Catete)

Segunda-feira, dia 27, às 9h

 

Sambódromo

Terça-feira, dia 28, das 15h às 19h




Serviços Serviços