Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Idosos dos abrigos da Zona Oeste participam de baile de carnaval em Bangu

23/02/2017 12:20:00  » Autor: Sérgio Braga / Fotos: Ricardo Cassiano


O carnaval começou antes da hora para cerca de cem idosos das instituições de longa permanência mantidas pela Prefeitura do Rio na Zona Oeste do Rio e de entidades conveniadas, localizadas entre os bairros de Deodoro a Santíssimo. Eles participaram nesta terça-feira (22/02) do primeiro baile pré-carnavalesco organizado pela 8ª Coordenadoria de Assistência Social e Direito Humanos, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, no salão nobre do Bangu Atlético Clube, em Bangu.

 

A coordenadora Shirley Jannuzzi contou que o objetivo da festa foi tirar os idosos do isolamento das instituições, melhorando o bem-estar e a sociabilidades deles:

 

- O tema do baile foi "Homens e mulheres que fizeram história", uma homenagem nossa a eles mesmos, idosos das nossas instituições. Alguns deles participaram ativamente do carnaval quando eram jovens e sentem falta desse convívio.

 

Um dos mais animados era o senhor Elias da Silva Andrade, 62 anos, que vive há cinco anos no abrigo Nilda Ney, em Padre Miguel. Eletricista de profissão, ele trabalhou a vida toda em oficinas mecânicas até começar a enfrentar problemas de saúde. Sem família, acabou indo morar no abrigo. Elias disse que aproveitou o baile para lembrar um pouco dos tempos em que frequentava os bailes do Clube Canto do Rio, em Niterói, e os ensaios da Escola de Samba Beija-flor, em Nilópolis, na Baixada Fluminense.

 

- Fui a muitos bailes de carnaval, todos muito animados. Sempre gostei e esse baile me faz lembrar muito daqueles tempos - disse Elias da Silva.

 

O baile foi animado pelos ritmistas do Bloco da Zona Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, que na véspera havia feito seu primeiro desfile na cidade desde sua formação. O superintendente regional de Bangu, Janir Moreira de Souza, também participou e era um dos mais empolgados no salão, ao lado dos funcionários das instituições que ajudavam a manter o clima de festa.

 

Francisco Raimundo, 62 anos, acompanhou toda a festa em sua cadeira de rodas, mas não ficou parado. Nos momentos mais animados alguém sempre empurrava sua cadeira de rodas pelo salão e lá ia ele sacolejando o corpo ao ritmo do samba e das marchinhas. Ele contou que sempre gostou de carnaval e este ano será marcante para ele. Além de participar do baile em Bangu, ele foi um dos sorteados pela subsecretaria municipal da Pessoa com Deficiência com dois ingressos para assistir aos desfiles das escolas do grupo especial na Marques de Sapucaí. Irá na segunda-feira de carnaval e no desfile das campeãs.

 

Francisco é cearense e perdeu o contato com os parentes que ainda moram no Ceará. Por 15 anos, ele trabalhou como porteiro em um prédio no Cosme Velho. Ele lembra que naquela época sempre frequentava o Clube do Bola Preta, no Centro, e não esconde sua preferência pelo carnaval de rua. Mas foi acometido de diabetes e seu quadro clínico se agravou levando a amputação de sua perna direita. Há quatro anos morando em abrigos – atualmente vive no abrigo Dina Staf, no bairro do Catiri –, Francisco não vê a hora de poder voltar a andar com a ajuda da prótese que ganhou e até já começou o trabalho de adaptação no PAM de Bangu.

 

- Eu estou muito feliz de estar neste baile de carnaval. Ele me traz boas lembranças, mesmo não podendo levantar desta cadeira de rodas. Espero voltar ano que vem a dançar nesse salão com a minha prótese nova - disse Francisco.

 

Além do salão do clube, cedido gratuitamente pela diretoria do Bangu, um bolo confeitado, doces, salgadinhos, água, sucos e refrigerantes foram doados pelos comerciantes locais para a realização do baile.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços