Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Ação social #Cuidandodaspessoas! realiza mais de 3 mil atendimentos

20/03/2017 08:06:00


A ação social Cuidandodaspessoas!, realizada neste sábado (18/03) em Rio das Pedras, Jacarepaguá, registrou mais de 3 mil atendimentos nos mais diversos segmentos. Cerca de 600 pessoas obtiveram isenções, pela Defensoria Pública, para a emissão de diversos documentos, como carteiras de identidade, segundas vias de certidões de nascimento e casamento, além da inscrição para o casamento coletivo que será realizado em junho, no Parque da Pedra Branca, na Taquara. O evento, que aconteceu na praça da Associação de Moradores de Rio das Pedras, foi coordenado pela Superintendência Regional de Jacarepaguá.

 

- Fico muito satisfeito de poder trabalhar, levando solução para as questões mais urgentes, para o que as pessoas realmente precisam e que fazem suas vidas funcionarem melhor. A ação foi incrível e já temos planos de levá-la para a Cidade de Deus, assim como para outras regiões de Jacarepaguá - afirmou o superintendente Flávio Caland.

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), por meio da Subsecretaria Municipal de Trabalho e Qualificação, emitiu senhas para mais de 200 Carteiras de Trabalho (CTPS), além de encaminhar candidatos para oportunidades de trabalho e para o Programa Jovem Aprendiz - Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Também foram encaminhadas mais de 600 pessoas para os cursos de especializações do SENAI.

 

Na área da saúde, foram realizados mais de 400 atendimentos, distribuídos entre as Clínicas da Família Helena Besserman e Otto Alves de Carvalho, além do programa Academia Carioca. A Clínica Nossa Senhora de Lurdes também participou da ação, oferecendo atendimento gratuito.

 

A Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), bem como a RioÁguas e a RioLuz marcaram presença trabalhando em urgências locais.

 

O evento contou com a participação da Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, que realizou incrições para o Minha Casa Minha Vida; o Procon Carioca nos Bairros, com atendimento e intermediação entre consumidor e empresa; o CRAS Cidadania de Rio das Pedras, que realizou o Cadastro do Bolsa Família, entre outros serviços; e a Defesa Civil, que cedeu as tendas para a realização do evento.

 

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro esteve presente com a Comissão Permanente do Idoso, que distribuiu Cartilhas/Estatuto do Idoso e orientou a população sobre os Direitos das pessoas idosas, além de acolher de denúncias.

 

Durante a ação, o Detran atendeu cerca de 100 pessoas para primeiras e segundas vias de carteiras de identidade, e a Light Móvel registrou reclamações, sugestões, e solicitações de segundas vias.

 

Também fizeram parte da ação, a advogada Fátima Vieira, que prestou orientação jurídica gratuita sobre questões relativas ao INSS; o Instituto Embelleze; o Grupo Hinode, as óticas Embaixadores da Visão, com exposição das armações de óculos, teste de acuidade e encaminhamento para exame de vista gratuito;o 6º Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN), que deu apoio às inscrições do casamento coletivo; e representantes da Associação de Moradores de Rio das Pedras.

 

O dia foi também de muita animação. Teve recreação para as crianças com  o Tio Tuninho e apresentações teatrais da Lumini Art. O Instituto Nacional Construindo Amor Fazendo Esperança (INCAFE) levou coral e ofereceu atividades, como alongamento.

 

A ação social foi encerrada com apresentação do grupo Chegando de Surpresa, da Comlurb, e a presença do gari e passista Renato Sorriso.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços