Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Guarda Municipal inicia curso de atualização de trânsito para 700 guardas municipais

24/04/2017 15:11:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) iniciou, na manhã desta segunda-feira (24/04), o curso de atualização de trânsito voltado para 700 agentes que atuam no ordenamento e na fiscalização de vias de todas as regiões da cidade. O treinamento tem como objetivo atualizar os guardas quanto às mudanças na legislação de trânsito, dando suporte e segurança aos agentes para o trabalho nas ruas, enfatizando ainda a fiscalização das vagas especiais - destinadas a idosos e a pessoas com deficiência - nas vias públicas e em estabelecimentos privados, como shoppings e supermercados.

 

- A formação continuada dos nossos agentes é uma das principais preocupações da Guarda Municipal. Com os guardas cada vez mais preparados, podemos prestar um serviço de excelência na cidade, promovendo a ordem e a segurança no trânsito, além de fazer valer a garantia dos direitos dos idosos e das pessoas com deficiência - destacou o subdiretor de Trânsito da GM-Rio, inspetor Itaharassi Bonfim Júnior.

 

A aula inaugural, realizada na sede da corporação, em São Cristóvão, foi ministrada pela vereadora Luciana Novaes, que ficou tetraplégica em 2003, vítima de violência. Em seu primeiro mandato, atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

 

- Estou muito orgulhosa de estar hoje aqui. Vocês são um orgulho para a nossa cidade. Sabemos que há muitas leis, mas que não são cumpridas e uma delas é a de reserva vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. Meu trabalho é a fiscalização, mas seria difícil sem a ajuda e o apoio da Guarda Municipal - afirmou a vereadora, acrescentando que não pretende apenas fiscalizar as vagas junto com a GM-Rio, mas incentivar a população a ajudar a construir uma cidade melhor para todos.

 

Com turmas de 50 guardas e duração de uma semana (40 horas/aula), o curso é ministrado por especialistas da Subdiretoria Técnica de Trânsito e instrutores da Academia de Ensino da GM-Rio. Entre os temas abordados no treinamento, estão disciplinas sobre o Código Brasileiro de Trânsito e as novas legislações e resoluções em vigor. Durante as aulas, os agentes também receberão orientações sobre o preenchimento do Boletim de Registro de Acidente de Trânsito (BRAT) e do Auto de Infração de Trânsito (AIT).

 

Ao final do treinamento, os guardas passarão por aula prática nos locais de maior incidência de solicitações registradas pela Central de Atendimento da Prefeitura (telefone 1746). Os instrutores vão observar a postura, a orientação e a aplicação do AIT e do BRAT.

 

Em 2016, 506 agentes passaram pelo curso de atualização de trânsito. Os agentes que atuam no ordenamento e na fiscalização de vias têm o importante papel de orientar os motoristas sobre o uso correto das vagas, para garantir o direito previsto nos estatutos do idoso e da pessoa com deficiência.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços