Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura já vacinou mais de 260 mil pessoas contra a gripe

27/04/2017 10:00:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou, até o momento, 260.422 doses da vacina contra a influenza, sendo 229.695 em pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da campanha de vacinação: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto. O número representa 14,5% da população alvo, composta pelos grupos mais vulneráveis aos quadros graves da gripe. A meta é vacinar 90% da população alvo, o equivalente a cerca de 1,4 milhão de pessoas. A campanha de vacinação teve início no último dia 17.

 

Além dos grupos prioritários, também estão sendo vacinados doentes crônicos, mediante apresentação de prescrição do médico que acompanha o paciente; além de professores dos ensinos básico, médio e superior, das redes pública ou privada, que deverão apresentar comprovação da atividade profissional (contracheque, declaração, carteira funcional); e presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar a Caderneta de Vacinação ou algum comprovante da situação vacinal à unidade de saúde.

 

A vacina tem como objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da doença. Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global e em, aproximadamente, 50% as doenças relacionadas à influenza.

 

Durante a campanha, a vacina está disponível nas unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A campanha vai até o dia 26/05, e, no dia 13 (sábado), haverá mobilização com postos extras montados em toda a cidade para facilitar o acesso da população alvo.

 

As vacinas foram produzidas para o Ministério da Saúde pelo Instituto Butantan. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada 2017 a vacina influenza trivalente é composta por cepas dos três tipos de vírus da gripe mais circulantes no Hemisfério Sul. O esquema é recomendado conforme a idade do paciente: duas doses para crianças de seis meses a oito anos de idade que nunca tenham sido vacinadas contra a gripe; e dose única para pacientes a partir de nove anos. É preciso atualização da dose anualmente, em virtude das mudanças de cepas dos vírus influenza.

 

Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Já pessoas com história de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se vacinar.
 

 

Febre amarela: mais de um milhão vacinados

 

A SMS traçou uma estratégia operacional para oferecer paralelamente na rede duas vacinas de grande demanda: a da gripe e a da febre amarela. Durante o período da campanha da influenza, cerca de 130 unidades disponibilizam as duas vacinas, outras só a da gripe e algumas apenas a da febre amarela. Este ano, até o momento, mais de um milhão de pessoas já foram vacinadas contra a febre amarela na cidade.

 

É importante lembrar que não há casos da doença no município do Rio - nem em humanos e nem em macacos - e que a vacina da febre amarela é preventiva e faz parte da rotina de vacinação da cidade, ou seja, está disponível durante todo o ano. Já a vacina da influenza só será disponibilizada no período da campanha, que visa proteger os grupos mais vulneráveis às complicações da gripe durante o período de maior incidência desta doença, o inverno.

 

Os endereços das unidades que oferecem a vacina da gripe e/ou a da febre amarela estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços