Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

EDI Noronha Santos trabalha projeto de paz na primeira infância

20/06/2017 13:12:00  » Autor: Fotos: Hélio Melo


Os sorrisos transparecem a inocência própria da primeira infância e indicam que a percepção da violência ainda é algo distante dos muros elevados que protegem o Espaço de Desenvolvimento Infantil Noronha Santos, em Ricardo de Albuquerque. Ali, cercados pelo carinho e a atenção de seus professores, os 236 alunos da Pré-Escola 1 e 2, com idades entre 4 e 5 anos, aprendem, desde cedo, uma lição importante para o futuro: o cultivo da paz e da harmonia na escola, na família e em horizontes que ainda nem conseguem vislumbrar, como cidades e o planeta, através de ações e atitudes ligadas a uma pequena frase: Mais amor, por favor!

 

- Desde o início do ano procuramos construir algo com os alunos sobre o tema da paz. O EDI tem projeto anual e aí chegamos ao tema ‘Mais amor, por favor!'. E, a partir dessa ideia, trabalhamos com eles por mais amor ao meio ambiente, às famílias, à saúde, como foi o caso da campanha de prevenção à dengue, entre outras atividades. A campanha pela paz nas escolas veio ao encontro do nosso projeto - contou a diretora Daniela Cordeiro.


 

O esforço pela paz do Noronha Santos extrapola os muros a escola e chega às famílias. Foram elas, aliás, quem ajudaram a estampar nos muros da unidade dezenas de mãos em apoio à campanha. Em casa, também recebem estímulos nesse sentido, como o de ajudar os alunos a construir corações com fotos de seus núcleos familiares.

 

Mesmo após o ato pela Paz nas Escolas no Aterro do Flamengo, no dia 2 de julho, a proposta de paz da unidade segue até o fim do ano letivo, através de atividades múltiplas.

 

- Estamos trabalhando do micro para o macro. Queremos o crescimento do pensamento da criança para a sociedade, tudo sob a ótica do ‘Mais amor, por favor!' - explicou a professora Andrea Cristina Duarte.


 

E é com base nesses pequenos entendimentos das lições de amor e paz que a turminha vai trocando suas ‘armas', mordidas e puxões de cabelo ocasionais, por calorosos abraços nos coleguinhas, compartilhando biscoitos do lanche e fazendo desenhos com mensagens carinhosas para presentear pais e irmãos e, claro, afixar nos corredores e salas de aula.

 

Nesse clima de carinho formado entre os pequenos, visitantes também são recebidos com abraços, beijos, pequenas canções e alegria contagiante. É como diz o eufórico Enzo Kauã, de 4 anos, ainda tropeçando nas palavras, mas com perfeito entendimento de suas lições:

 

- Tia, paz é amor, é família. O coração é paz.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços