Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca vai revelar talentos da rede municipal de ensino

17/08/2017 17:03:00  » Autor: Foto: Hélio Melo / SME


Se você é estudante da rede municipal do Rio, do 5º ao 9º ano, domina um instrumento musical e sonha fazer parte de uma orquestra, a hora é essa. A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), deu mais um passo importante de incentivo à arte nas escolas. Começaram, nesta quinta-feira (17/08), as inscrições para a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Braço do programa "Orquestra nas Escolas", a iniciativa dará oportunidade a praticantes de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone, percussão e canto. As inscrições vão até o próximo dia 28 e devem ser feitas pelo e-mail orquestranasescolas@gmail.com. O edital está disponível neste link.

 

 

- Temos plena certeza do poder que a música tem de entreter e agregar as pessoas. É uma linguagem multicultural, através da qual podemos falar sobre qualquer assunto. Nosso objetivo é encontrar e reunir talentos. Será um lugar de criação, de trabalhar o protagonismo juvenil na condição de realizador - disse a coordenadora do programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, que também é regente e pianista de formação.

 


No ato da inscrição, os interessados devem enviar, para o e-mail citado, um link de vídeo no YouTube, no qual esteja tocando uma música de livre escolha, de curta duração (três a quatro minutos) e repertório pertencente ao instrumento executado.

 

 

Na etapa seguinte, já marcada para o dia 1º de setembro, às 15h, será realizada uma audição presencial. Os participantes vão apresentar uma música de livre escolha (clássica ou popular); uma escala maior (1 oitava); e breve leitura à primeira vista de trecho musical, selecionado pela banca. A audição será na Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire (Avenida Presidente Vargas, 1.314), no Centro.

 

 

Os alunos selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 200,00, vale transporte (aluno e acompanhante) e lanche. Além disso, terão aulas de instrumentos musicais, teoria musical, solfejo e prática de orquestra. As atividades serão realizadas às quartas-feiras, das 15h às 18h, e às sextas-feiras, no mesmo horário.

 

 

A primeira apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca já tem data marcada: será no dia 11 de outubro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com uma belíssima homenagem ao compositor Antônio Carlos Jobim, que este ano completaria 90 anos.

 

 

Segundo Moana, além da Orquestra Juvenil, o programa pretende ampliar as ações de educação musical na rede de ensino, no contraturno e pós-turno. Estão previstas diversas oficinas, de instrumentos musicais e canto coral.

 

 

- Nosso desejo é dar asas para que esses meninos possam voar - concluiu.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços