Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Central 1746 adere à campanha Outubro Rosa para conscientizar os atendentes

20/10/2017 09:18:00


Em comemoração ao Dia Internacional contra o Câncer de Mama (19 de Outubro), a Central 1746 de Atendimento ao Cidadão aderiu à campanha Outubro Rosa para chamar atenção dos atendentes para a luta contra a doença e a importância do diagnóstico precoce. Nesta quinta-feira, a atendente Jussara Gomes Mendes de Almeida, de 47 anos, encontrou um ambiente totalmente decorado com a cor da campanha.

 

Com uma camisa rosa, ela destacou a importância da campanha pela difusão de informações de conscientização sobre o câncer de mama.

 

- A doença ficou em evidência de uns anos para cá. Antes não tínhamos tanta informação como agora. Hoje, com todo o acesso à informação que temos, não tem como não se prevenir. Tenho amigas que tem câncer de mama, mas descobriram a doença no estágio um pouco mais avançado. Campanhas como essa são fundamentais porque servem como um alerta.

 

Do total de atendentes da Central 1746, 75% são mulheres. Entre elas, está a atendente Sand Messoer Araújo, de 37 anos. Para ela, o evento é importante para despertar a atenção dos operadores para a realização do autoexame das mamas e acompanhamento médico constante.

 

- Minha vizinha descobriu o câncer de mama quando a doença já estava em um estágio muito avançado e foi vítima da doença por escolher não se tratar. Acredito que se ela tivesse tido acesso à informação com maior facilidade, não teria descoberto a doença tão tarde. O autoexame e consultas periódicas são essenciais na prevenção da doença. Sei que muitas mulheres dão a volta por cima - contou.

 

A Campanha Outubro Rosa, que hoje é mundial, começou nos Estados Unidos, com ações isoladas em vários estados. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro tornou-se o mês nacional  de prevenção do Câncer de Mama.

 

A história do Outubro Rosa remete à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e  distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços