Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito Marcelo Crivella vistoria obras de contenção na Praia da Macumba

20/10/2017 11:57:00  » Autor: Foto: Edvaldo Reis


O prefeito Marcelo Crivella acompanhou, nesta sexta-feira (20/10), o trabalho de contenção do calçadão da Praia da Macumba, na Zona Oeste da cidade. Orçada em R$ 14,5 milhões, a obra será executada por etapas e deve estar pronta em até 120 dias.

 

- Vamos usar as melhores técnicas possíveis da engenharia moderna. Já vamos entrar com o enrocamento (bolsas preenchidas de concreto) imediatamente para recompor o solo e o calçamento. Vamos reforçar o contraforte, que ainda não ruiu, está estaqueado, e depois fazer um estaqueamento junto aos prédios para evitar uma futura erosão. Trabalharemos dentro da maior segurança possível, considerando as hipóteses mais remotas para que essa obra seja definitiva - disse o prefeito.

 

As bolsas com concreto serão colocadas na frente e atrás do muro do calçadão, garantindo celeridade à contenção e protegendo os imóveis que estão no raio monitorado pela Defesa Civil do município. A ação prevê também que a área atingida seja aterrada. Já foram instalados dois contêineres que servirão como almoxarifado e suporte para os operários.

 

Ao mesmo tempo, a Prefeitura do Rio busca viabilizar o projeto proposto pela Coppe há 17 anos: a instalação de um quebra-mar para impedir o deslocamento da areia pela ação dos ventos e das marés. A obra inclui também toda a recomposição do calçadão, o que vai afastar qualquer possibilidade futura de desmoronamento da área aterrada e garantir a segurança de moradores e frequentadores. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços