Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Crianças de abrigos municipais aprendem sobre alimentação saudável

20/10/2017 19:21:00


 
Um grupo de crianças que moram em abrigos do Rio de Janeiro teve uma tarde diferente nesta sexta-feira (20/10). Elas visitaram as instalações do Refettorio Gastromotiva, na Rua da Lapa, uma iniciativa que busca utilizar a gastronomia para promover mudança social. Lá, os pequenos comeram pratos especialmente preparados para eles, além de aprender sobre as características de cada alimento e participar de atividades lúdicas.
 
A visita foi viabilizada pelo projeto Circulando, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). A ideia é levar as pessoas beneficiadas pela rede acolhedora do município para conhecerem atrativos culturais, turísticos e esportivos da cidade.
 
"O Circulando foi criado em 2013 e, atualmente, levamos as pessoas acolhidas em abrigos para cerca de 60 visitas diferentes por mês", explica Filipe Ubaldo Barbosa, coordenador do projeto.
 
No Refettorio, as crianças almoçaram uma deliciosa feijoada, preparada com ingredientes especiais escolhidos pelo chef Luiz Malsa. Em seguida, a Super Liga Gastromotiva da Comida ensinou a todos o papel de cada alimento para uma alimentação saudável e balanceada. Vestidas com capas e máscaras, as crianças brincaram e aprenderam com a aula. Para encerrar a tarde, os pequenos foram estimulados a soltar a imaginação e desenhar.  
 
 
Crianças de 4 a 12 anos participaram da aventura gastronômica na Lapa, todas de abrigos públicos e conveniados à SMASDH.
 
"É uma novidade para eles, comidas do dia a dia preparadas de um jeito diferente. Semana passada fomos para o AquaRio e as crianças adoraram", conta a educadora Flávia Nascimento, do abrigo Lucinha Araújo.
 
Sobre o Refettorio Gastromotiva
 
Lançado durante os Jogos Olímpicos do Rio, o Refettorio Gastromotiva foi trazido para o Brasil pelos chefs Massimo Bottura, David Hertz e pela jornalista Ale Forbes. A ideia é promover a dignidade das pessoas através da recuperação de alimentos. A iniciativa oferece comida, cultura e dignidade para pessoas em situação vulnerável em um ambiente cheio de arte.
 
O Refettorio fica na Rua da Lapa, 108, em um terreno cedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro.



Serviços Serviços