Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Cães ajudam na recuperação de crianças e adolescentes em hospital na Ilha

12/12/2017 11:12:00


A internação de crianças e adolescentes pode gerar angústia e sofrimento em pacientes que, além da enfermidade, têm que conviver com o afastamento da família, de amigos e da escola. É nessa hora que animais de estimação, como cães, podem fazer a diferença e reduzir o estresse causado pela necessidade de permanência no hospital.
 
Com objetivo de ajudar na recuperação desse paciente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Subsecretaria de Bem- Estar Animal (SUBEM) iniciam nesta terça-feira (12), às 13h, no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, o Programa "Visita Especial", que consiste na ida de cães aos leitos de crianças e adolescentes, com objetivo de interagir e alegrar a garotada. Um cão treinado vai visitar os pacientes do hospital.
 
Idealizadora do projeto, a subsecretária Geral e Executiva da SMS, Dra. Ana Beatriz Busch, diz que a iniciativa vai trazer benefícios cognitivos, psíquicos e sociais.
 
- Lugar de criança não é no hospital e quando há a necessidade de internação sofrem todos, pais, familiares e o próprio paciente. A chegada do melhor amigo do homem é, além de uma surpresa, uma ação que tem um impacto emocional imediato, seja qual for a idade.   
 
Imunidade infantil
 
Para a subsecretária de Bem-Estar Animal e médica veterinária, Suzane Rizzo, esse tipo de contato é muito importante, pois melhora a imunidade das crianças por meio da alegria proporcionada.
 
- É uma troca de carinho e de amor, com muitos benefícios às crianças internadas.   
 
Foi criado um protocolo de visitação que aponta que os cães desenvolvem importante papel no relacionamento com as pessoas por servirem de companhia, estímulo e motivação. Com a presença dos animais em hospitais, os pacientes têm o nível de ansiedade e estresse reduzidos durante os procedimentos dolorosos; são verificadas melhoras cardiovasculares, no relacionamento interpessoal, em quadros de depressão, na promoção do autocuidado, na redução do sentimento de solidão, na estimulação da atividade física, além de trazer bem estar para a equipe que trata do doente e promover a humanização no ambiente hospitalar.
 
 
Serviço:
 
Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto
 
Endereço: Rua Taifeiro Osmar de Moraes, 26, Galeão, Ilha do Governador
 
Horário: 13h

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços