Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

SMS dá dicas de prevenção da doença

06/03/2018 10:24:00


A conjuntivite é uma inflamação nos olhos que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou por uma reação alérgica. Ela costuma ser mais comum no verão, quando a umidade e o calor criam um ambiente propício para a disseminação do vírus, e na primavera, por conta do contato com o pólen das flores. Você conhece os sintomas da doença e quais medidas preventivas podem ser adotadas para evitá-la?
 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma publicação com todas as informações essenciais sobre a conjuntivite. Lá, por exemplo, você fica sabendo que os principais sintomas da doença são olhos avermelhados e lacrimejantes, sensação de corpo estranho dentro dos olhos, como areia ou cisco, coceira, inchaço nas pálpebras, dificuldade de abrir os olhos e maior sensibilidade à claridade. Em caso de infecção por bactérias, os olhos podem apresentar secreção purulenta.
 
Para evitar a contaminação, é indicada a lavagem regular das mãos e do rosto, e evitar o uso compartilhado de objetos pessoais, como maquiagem, lenços e toalhas. Outras dicas úteis para fugir da conjuntivite são evitar a exposição a poluentes irritantes que causam alergia e locais públicos com aglomeração de pessoas. Além disso, quem usa lentes de contato deve fazer a limpeza periódica do material.
 
Leia mais informações sobre a doença no folder da SMS

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços