Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Vigilância Sanitária oferece cursos para moradores da Vila Kennedy

19/03/2018 10:11:00


A Vigilância Sanitária vai oferecer, nesta terça e quarta-feira (20 e 21/03), cursos gratuitos para cabeleireiros, manicures, esteticistas e comerciantes de alimentos, com certificação. As aulas serão realizadas na Fundação Leão XIII, na parte da manhã. Amanhã (20), o curso será voltado para profissionais da beleza. Já na quarta (21), para todos que vendem produtos alimentícios. As aulas começam às 9h e têm duração de três horas. 

 

O curso para profissionais de beleza vai oferecer orientações sobre a prevenção de riscos à saúde nos ambientes de trabalho. Os participantes serão orientados sobre os procedimentos para a utilização correta dos materiais, como limpeza, esterilização e descarte adequados; o uso de cosméticos regularizados, que tenham o número de registro ou de notificação da Anvisa; a limpeza e desinfecção do ambiente, com o uso de materiais específicos; bem como a prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, AIDS, micoses, entre outras.

 

Já os moradores que comercializam alimentos vão receber orientações sobre as normas para a higiene e controle de alimentos e como ocorrem as contaminações microbianas, além de outras consequências da manipulação incorreta. Haverá também dicas de cuidados com os alimentos, de acordo com sua origem (carnes, frios e embutidos, pescados, aves e ovos, produtos lácteos, etc), e de conservação e armazenamento. O ambiente de trabalho também será alvo desse curso, que ensina regras de asseio, higiene pessoal, lavagem, desinfecção e de controle de insetos e roedores.

 

Nos dois encontros, também haverá orientações sobre a legalização dos estabelecimentos, por meio do licenciamento sanitário, a legislação em vigor e a saúde do trabalhador. Também haverá entrega de um certificado de participação para cada aluno.

 

Serão disponibilizadas 50 vagas para cada aula. Os interessados em participar dos cursos devem comparecer à escola 30 minutos antes.

 

A Fundação Leão XIII fica na Avenida Etiópia, s/n, em Bangu.




Serviços Serviços