Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura fecha parceria para gestão do Parque Radical e da Arena Carioca 3

23/05/2018 10:35:00


A partir de junho, uma parceria entre a Prefeitura do Rio e o Sesc/Senac RJ levará serviços e programação a dois equipamentos construídos para os Jogos Olímpicos do Rio: o Parque Radical de Deodoro e a Arena Carioca 3, na Zona Oeste do Rio. A proposta é movimentar as duas estruturas levando ao público esporte, recreação, assistência, saúde, cultura e educação profissional e contribuir para alavancar o legado olímpico carioca, seguindo exemplos positivos, como o de Barcelona (1992). O acordo tem validade inicial de um ano, e pode ser renovado.
 
 
Um evento aberto ao público, no Parque Radical de Deodoro, marcará a chegada das instituições aos espaços olímpicos, no próximo domingo (27/5). Haverá show musical da Brassil Melody Band, espetáculo de circo, oficinas de robótica, artesanato, brinquedos, grafite e ecobags; aulas de alongamento, ritmos e circuito funcional; hidroshow, escalada, totó humano, gincanas, jogos cooperativos e serviços de beleza e bem-estar. Também será possível participar de oficinas esportivas, com esgrima, basquete e mini-vôlei para as crianças.  A ação conta com a parceria da Subsecretaria do Legado Olímpico (SUBLO), responsável pela gestão dos equipamentos públicos. 
 
Uma unidade móvel BiblioSesc estará presente com seu acervo de cerca de 2 mil exemplares de livros e revistas. Na unidade móvel OdontoSesc, o público poderá fazer escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e inscrição para atendimento odontológico. Ainda nos serviços de saúde, haverá aferição de pressão e dosagem de glicose. Nas tendas que serão montadas no local haverá também corte de cabelo e massoterapia oferecidas pelo Senac e muito mais.
 
Operações em Deodoro e na Arena começam em junho
 
No Parque Radical de Deodoro, a operação regular começa dia 5 de junho. Atualmente aberto apenas aos domingos, o local receberá o público de terça a domingo, das 8h às 16h30. Serão oferecidas as modalidades de natação, capoeira e hidroginástica, cursos de inglês e espanhol, além de oficinas artísticas, ações de assistência social, odontologia e biblioteca – tudo com o acompanhamento de monitores do Sesc RJ. O Senac oferecerá cursos sócio-profissionalizantes. Entre o público-alvo estão moradores das comunidades do entorno e alunos da rede pública de ensino.
 
"A parceria com o Sesc vai aumentar o número de atendimentos. Nós vamos supervisionar e coordenar tudo isso, numa estrutura que envolve bombeiro, eletricista, manutenção, guarda, limpeza dos equipamentos. E o Sesc vai oferecer mão-de-obra", explica Patricia Amorim, subsecretaria do Legado Olímpico.
 
Na Arena Carioca 3, a inauguração será dia 6 de junho, e a operação regular começa dia 12 de junho. Além de cursos de inglês e espanhol e oficinas artísticas, haverá tênis de mesa, vôlei, futsal, ginástica artística, luta olímpica, basquete, handebol e musculação, ações de assistência social e odontologia. Assim como em Deodoro, o Senac também oferecerá cursos sócio-profissionalizantes na Arena Carioca 3. O local passará a ser o centro de treinamento da equipe masculina do Sesc RJ a partir da próxima temporada. A instituição tem no time liderado por Giovane Gávio um importante atrativo para crianças e jovens frequentarem o local.
 
À medida que a operação nos dois locais for se consolidando, Sesc e Senac RJ ampliarão a oferta de serviços e atividades. Os espaços receberão visitas guiadas, apresentações artísticas, pontos de leitura e as unidades móveis BiblioSesc (biblioteca com acervo de 2 mil exemplares) e OdontoSesc (equipada com consultórios para tratamento odontológico). O Senac levará corte de cabelo, massagem e suas unidades móveis de capacitação profissional: a de Informática & Gestão e a de Beleza, ambas com cursos profissionalizantes nessas áreas. Oficinas de plantio e produção de mudas, de aproveitamento integral de alimentos, de arte, ciência e tecnologia, entre outras, também compõem o rol de ações do Sesc e Senac no Parque Radical de Deodoro e na Arena Carioca 3.
 
Serviço
Inauguração do projeto Sesc/Senac Legado Olímpico
- Parque Radical de Deodoro
Estr. Mal. Alencastro, 1357 - Ricardo de Albuquerque
Dia 27 de maio de 2018 - A partir das 9h
Entrada franca*
*Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos país ou responsáveis
 
ATIVIDADES
Oficina de Ecobag com reaproveitamento de banner institucional
Vivência - Dia mundial da água
Oficina de Decoupage
Oficina de Grafite
Circuito de Prevenção de Quedas
Campanha de combate ao bulliyng e respeito às diferenças
Apresentação de dança livre para idosos
Atendimento odontológico e escovação
Aferição de Pressão Arterial, Dosagem de Glicose e Colesterol, Índice de Massa Corporal e Orientação Nutricional, Orientação DST / AIDS, Orientação Câncer de Mama e Escovação e Fluoretação.
Mesa Clínica com Escovação
Aula de Alongamento
Aula de Ritmos
Aula de Circuito
Escalada e Totó Humano
Gincanas e Jogos cooperativos
Oficinas Esportivas de Esgrima, Basquete, Mini-Volei para as crianças
Hidroshow
Jogos Gigantes
Oficina de Robótica
Oficina de brinquedos
Espetáculo de circo Circo Sideral
Show da Brassil Melody Band
Corte de cabelo
Massoterapia (massagem rápida)
Inscrição para tratamento odontológico na unidade móvel OdontoSesc, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.
Consultas, oficinas e cadastramento de leitores no BiblioSesc
 
- Arena Carioca 3 do Parque Olímpico
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca
Dia 6 de junho de 2018 – A partir das 9h
Entrada franca*
*Menor de 12 anos devem estar acompanhados dos país ou responsáveis

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços