Institutos

 

Unidade de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman

A Unidade de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, localizado na Mangueira, presta serviços gratuitos de veterinária e atendimentos especializados para animais de estimação a baixo custo, tais como cirurgias, consultas, exames laboratoriais e de imagem, sepultamentos e até cremações. Entre os serviços oferecidos gratuitamente estão castrações, diagnóstico de zoonoses e vacinação antirrábica. O centro também promove adoções de bichos de estimação.

 

Para o atendimento, são distribuídas senhas no início dos horários e as cirurgias são feitas com hora marcada, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 16h, exceto em feriados e pontos facultativos. 

 

Os enterros e as cremações são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30; sábados, das 8h às 11h30 (exceto feriados e pontos facultativos).

 

As adoções acontecem no horário das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.

 

Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120 – Mangueira

 
 

Instituto de Nutrição Annes Dias

O Instituto de Nutrição Annes Dias (Inad) é o órgão do município responsável pela regulação e normatização de ações de alimentação e nutrição realizadas na cidade. Sua missão é conceber, implementar, acompanhar e avaliar, junto a outros órgãos reguladores, a Política de Alimentação e Nutrição do Rio de Janeiro, que considera a alimentação como direito humano, e a Segurança Alimentar e Nutricional como requisito básico para afirmação plena do potencial de desenvolvimento físico, mental e social de todo ser humano.

 

Entre as ações desenvolvidas pelo instituto estão a supervisão e a avaliação dos serviços de nutrição dos hospitais e das unidades básicas de saúde, e a participação no Programa de Alimentação Escolar e do Programa de Alimentação ao Trabalhador. O Inad também realiza pesquisas epidemiológicas e avaliação de intervenções nutricionais ocorridas no município, e ainda promove atividades de educação continuada dirigidas a profissionais envolvidos em ações de alimentação e nutrição. Além disso, realiza, junto à Vigilância Sanitária, inspeções nas empresas interessadas em participar de processos licitatórios para o fornecimento de produtos alimentícios para a Prefeitura.

 

Por ser um órgão de gestão, o Inad não realiza consultas, mas oferece atendimento aos fornecedores de produtos alimentícios da Prefeitura, para análise de mercadorias, e a estudantes que estejam realizando pesquisas na área. 

 

Endereço: Av. Pasteur, 44 – Botafogo.

E-mail: inad@rio.rj.gov.br

 

 

Mais informações: Vigilância Sanitária

 



Serviços Serviços