Práticas Integrativas e Complementares

 

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) contribuem com os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde na medida que favorece princípios fundamentais como "universalidade, acessibilidade, vínculo, continuidade do cuidado, integralidade da atenção, responsabilização, humanização, equidade e participação social". Estimulam os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, possuem uma visão ampliada do processo saúde-doença com ênfase na escuta acolhedora, vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, em consonância com os atributos da Atenção Primária Carioca.

Sessenta por cento das unidades da APS carioca, em todas as dez Áreas Programáticas,  ofertam pelo menos uma prática, predominando a auriculoterapia. Acesse o  link "Onde ser atendido" (https://prefeitura.rio/ondeseratendido), para saber se sua unidade de referência oferece alguma Prática Integrativa. 

 

Auriculoterapia                                                                    

A Auriculoterapia consiste na aplicação de esferas (sementes de mostarda ou colza) em pontos específicos do pavilhão auricular promove estímulos que são transmitidos pelos nervos espinais e nervos cranianos até o sistema nervoso central, promovendo o controle da dor, do processamento emocional, da compulsão alimentar, da nocicepção, da inflamação e a atividade do sistema límbico.  

 

Acupuntura

Intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e que se baseia nos princípios: Yin, Yang e dos Cinco elementos. A técnica de Acupuntura consiste na inserção de agulhas metálicas filiformes através da pele, que irão estimular pontos espalhados por todo o corpo ao longo dos canais de energia, também conhecidos como meridianos, visando a promoção, a manutenção e a recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças.

A acupuntura trata a pessoa por inteiro, atuando nas doenças agudas e crônicas. Proporciona sensação de bem estar, estimulando o sistema nervoso e regulando os sintomas físicos e emocionais. 

 

Lian Gong/ Tai Chi Chuan/ Pa Tuan Ching

Lian Gong, Tai Chi Chuan e Pa Tuan Ching estão entre as práticas corporais, realizadas de forma coletiva, que envolvem movimento ou manipulação corporal, atitude mental e respiração com intuito de equilibrar a energia vital do indivíduo, segundo os princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).


Reiki

Reiki significa Energia Vital Universal e o método inclui um conjunto de técnicas destinadas a promover o equilíbrio energético do indivíduo. Muito simples e nada invasiva, esta terapia se projeta através da impostação das mãos do terapeuta sobre o corpo da pessoa com o objetivo de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde e de restabelecer instantaneamente nossa energia vital. Pode ser utilizado em todos os ciclos de vida.

  

Shantala                                       

Shantala é uma prática terapêutica que consiste na manipulação (massagem) do corpo do bebê pelos pais ou cuidadores, além de profissionais de saúde habilitados, favorecendo o vínculo entre estes e proporcionando uma série de benefícios em virtude do alongamento dos membros e da ativação de circulação. Promove a saúde integral, reforçando vínculos afetivos, a cooperação, a confiança, a criatividade, a segurança, o equilíbrio físico e emocional. Além disso, harmoniza e equilibra os sistemas imunológico, respiratório, digestivo, circulatório e linfático.  

 

Homeopatia             

A homeopatia é uma " abordagem terapêutica de caráter holístico e vitalista que vê a pessoa como um todo, não em partes, e cujo método terapêutico envolve três princípios fundamentais: a Lei dos Semelhantes; a experimentação no homem sadio; e o uso da ultradiluição de medicamentos" (BRASIL, 2018). 

Qualquer problema físico ou emocional pode ser tratado pela Homeopatia. Ela busca alcançar o equilíbrio não só do corpo, mas também da mente, valorizando o ser humano como um todo. A homeopatia pode ser usada por qualquer pessoa, de qualquer idade: de  recém-nascidos a idosos.

 

 

Na Rede de Atenção à Saúde municipal a prática é ofertada em 18 unidades de saúde, presente em 9 Áreas Programáticas da Saúde (Tabela 1). A Prefeitura do Rio de Janeiro produz medicamentos homeopáticos em sua Farmácia de Homeopatia localizada na Policlínica Hélio Pellegrino com o objetivo de prestar assistência farmacêutica em homeopatia e garantir a qualidade dos medicamentos homeopáticos disponibilizados aos usuários das unidades de saúde.

 

 

Tabela 1: Unidades de saúde que ofertam assistência clínica em homeopatia por AP.

 

AP

Assistência clínica

1.0

CMS Ernesto Zeferino Tibau Jr.

CMS Ernani Agrícola

2.1

CMS João Barros Barreto

Policlínica Rocha Maia

2.2

Hospital Municipal Jesus

Policlínica Hélio Pellegrino

CMR Oscar Clarck

CMS Maria Augusta Estrella

3.2

CMR Engenho de Dentro

Policlínica Rodolpho Rocco

3.3

CMS Alberto Borgerth

4.0

CMS Hamilton Land

5.1

CMS Waldyr Franco

5.2

CMS Belizário Penna

Policlínica Carlos Alberto Nascimento

5.3

CMS Aloysio Amâncio da Silva

 


Para saber mais sobre as evidências dos benefícios das PIC no complemento das ações em saúde, acesse a Biblioteca Virtual em Saúde (mtci.bvsalud.org/pt/biblioteca-virtual-em-saude-para-as-pics-2/) que apresentam referências científicas em diversas práticas integrativas.

Conheça também o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) que tem como objetivo mapear e fazer uma análise crítica das medicinas tradicionais e das PICS dando ênfase nas experiências do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da articulação de uma rede de pesquisadores e profissionais da área de diferentes grupos de pesquisas, instituições acadêmicas nacionais e internacionais. Disponível em <http://observapics.fiocruz.br/>.

 

 

Equipe Técnica

Ana Cecilia de Oliveira Valdés 

Esmeralda Vasconcellos Corrêa 

Helene Frangakis de Amorim

 

Tel: (21) 2293-4848

E-mail: propicsms@gmail.com



Serviços Serviços